Internet na escola, escola na internet
Denise Blanes, Márcia Padilha Lotito, Mílada Tonarelli Gonçalves, Priscila Gonsales
Resumo
O texto apresenta a reflexão acumulada no período de cinco anos, 2002 a 2007, da atividade do EducaRede no Brasil. A Fundação Telefônica em parceria com o Cenpec, Fundação Carlos Alberto Vanzolini e Terra Networks assumiram o desafio de difundir o uso pedagógico da internet por meio do EducaRede em 2002. Em cinco anos, formou mais de dez mil professores e beneficiou 56 mil alunos da rede pública. No contexto da cultura das mídias, o professor perde a função única de fonte de informação, horizontalizando as relações. Do ponto de vista da educação, a navegação na internet é uma ação de aprendizagem exploratória e criativa, realizada de forma particular e reflexiva, que permite ao aluno caminhar com liberdade de acordo com seu interesse e seu ritmo. Do ponto de vista da escola, os ambientes virtuais possibilitam o desenvolvimento de novas metodologias. Conclui que um uso aprimorado da internet remete à compreensão de sua utilidade como instrumento pedagógico, sendo capaz de contribuir no desenvolvimento de aprendizagens relacionadas à pesquisa, comunicação digital e publicação de materiais.
Palavras-chave
Internet na escola; Letramento digital; Programa EducaRede
Internet at School, School on the Internet
Abstract
This text discusses the accumulated reflection over a period of five years, from 2002 to 2007, of the EducaRede activity in Brazil. Fundação Telefônica, in partnership with Cenpec, Fundação Carlos Alberto Vanzolini and Terra Networks, took on the challenge of spreading the educational use of the internet through EducaRede in 2002. In five years, over ten thousand teachers were trained, benefitting 56 thousand students in the public school system. Teachers lose their role as the only source of information in the context of media culture, making relationships horizontal. From an educational standpoint, surfing the internet is an exploratory and creative learning activity, done in a private and reflective manner, allowing each student to freely roam according to his or her interest and pace. From the school's standpoint, virtual environments enable development of new methodologies. The conclusion was reached that improved internet use regards understanding its use as an educational instrument, capable of contributing to the development of learning related to education, digital communication and publication of materials.
Keywords
Internet at school; Digital literacy; EducaRede Program
DOI:
http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v2i3.116
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ISSN 2237-9983