O impacto positivo do Programa Melhoria da Educação no Município

Ana Maria Falsarella, Vanda Noventa Fonseca

Resumo


O texto apresenta os resultados da avaliação do Programa Melhoria da Educação no Município - uma iniciativa da Fundação Itaú Social (FIS) e do Unicef (Fundo das Nações Unidas para Infância), com o apoio da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e sob a coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). O Programa, que teve inicio em 1999, no período de 1999 a 2006 esteve presente em 17 estados, abrangendo 1237 municípios brasileiros e capacitando 3210 agentes educacionais. Essa iniciativa insere-se numa visão de educação para o desenvolvimento integral do ser humano, na qual entende-se que as propostas educativas voltadas às crianças e adolescentes necessitam de ligação com a comunidade, não podendo ser impostas de forma descontextualizada. O objetivo central do estudo sobre o impacto do Programa era verificar a repercussão, consolidação e permanência de alterações, que pudessem ser atribuídas à formação recebida pelos gestores. Foram adotados diferentes procedimentos para a coleta de dados: pesquisa de opinião, pesquisa de campo e estudo estatístico sobre indicadores socioeducacionais. Constatou-se que as gestões deixaram marcas que evidenciavam a consolidação de estratégias propostas pelo Programa. Destacou-se também o empenho na articulação de políticas públicas com diferentes instituições governamentais ou não, vinculadas à educação. O texto conclui que a formação contextualizada desenvolve competências de gestão imprescindíveis à melhoria duradoura da qualidade da educação.

Palavras-chave


Avaliação; Gestão escolar; Políticas educacionais; Programa Melhoria da Educação no Município

The Impact of the Better Municipal Education Program


Abstract


This text discusses the assessment results of the Better Municipal Education Program (Programa Melhoria da Educação no Município) – a Fundação Itaú Social (FIS) and Unicef (United Nations Children's Fund) initiative, supported by Undime (National Union of Municipal Education Directors or União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) with technical coordination by Cenpec (Center for Studies and Research in Education, Culture and Community Action or Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Cultura e Ação Comunitária). The Program began in 1999, and from 1999 to 2006 it was active in 17 states, covering 1237 municipalities in Brazil and training 3210 educational agents. This initiative lies in a view of education for the full development of the human being, wherein it is understood that educational proposals geared towards children and adolescents require a connection with the community and cannot be imposed in a non-contextualized manner. The central goal of the study on the Program's impact was to verify the repercussion, consolidation and permanence of changes that could be attributed to the training received by the managers. Different procedures were used to collect data: opinion surveys, field surveys and statistical study of the socio-educational indicators. Management was found to have left signs that showed the consolidation of strategies proposed by the Program. The effort in articulating public policies with different governmental or non-governmental institutions related to education was also highlighted. The text concludes that contextualized training develops management competencies necessary for lasting improvement in the quality of education.

Keywords


Assessment; School management; Educational policies; Better Municipal Education Program

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v2i3.125

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ISSN 2237-9983