Escola e comunidade, juntas, para um cidadania integral.

Ulisses F. Araújo, Ana Maria Klein

Resumo


O texto apresenta uma proposta de educação que visa a formação para a cidadania, a partir da articulação entre a escola e a comunidade na qual se insere. Destaca que, atualmente, o significado de cidadania é mais amplo, extrapola o sentido de atender às necessidades políticas e sociais, e assume como objetivo a busca por condições que garantam uma vida digna às pessoas. Desta forma, pensar em uma educação para a cidadania torna-se um elemento essencial para a construção da democracia social. A fim de concretizar essa concepção, a proposta educativa abarca quatro eixos temáticos que, de maneira geral, configuram campos principais de atuação: ética, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social. O foco é tornar os recursos da cidade e, prioritariamente, do entorno da escola como espaços de aprendizagem, promoção e garantia de direitos. A proposta prevê ações que, inter-relacionadas, possuem uma dupla direção: para “dentro” e para “fora” da escola. O texto conclui que, a partir dos projetos interdisciplinares e transversais desenvolvidos em sala de aula, a escola pode aproximar-se da comunidade externa, utilizando seus equipamentos e espaços como fonte de aprendizagem. Levar tais temáticas para a sala de aula e articulá-las com os conteúdos tradicionalmente contemplados pelos currículos pressupõe uma nova maneira de pensarmos o papel da escola.


Palavras-chave


Escola; Comunidade; Cidadania; Democracia


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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v1i2.134

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ISSN 2237-9983