E o circo chegou à capital do pequi

Seluta Rodrigues de Carvalho, Ione Garcia Altieri, Izabel Brunsizian, Célia Terumi Sanda

Resumo


O estudo de caso apresenta o Circo Lahetô que, atuando há mais de dez anos, foi uma das 30 entidades finalistas do Premio Itaú Unicef 2005 com o Projeto Arte, Circo e Cidadania. Fundado por um grupo de artistas e educadores que acreditavam na possibilidade de educar por meio da arte, está sediado em Goiânia e realiza um trabalho com crianças e adolescentes entre sete e dezessete anos, alunos de escolas públicas. A escola circo oferece a crianças e adolescentes que nunca tiveram oportunidade com o lúdico, exercitar a convivência em grupo que é a essência do circo, além de desenvolvem múltiplas habilidades que vão alem do picadeiro. O texto ressalta alguns pontos fortes do projeto: inovação da proposta de ensino-aprendizagem; parceria com escola de ensino público; protagonismo das crianças e adolescentes; inserção em conselhos municipais; parceria envolvida com o trabalho; credibilidade conquistada. E, além disso, pontua que a instituição não esta só, pois conta com uma rede de organizações que atua em beneficio da criança e do adolescente. Segundo uma das alunas participantes, o circo é um descanso para sua cabeça, local onde aprende várias atividades que lhe tiram o pensamento e o sentimento ruim. Diz que antes chorava muito e agora só tem alegria. Agora se descobriu. 


Palavras-chave


Projeto Arte, Circo e Cidadania; Ciro Lahetô; Escola circo; Convivência em grupo; Lúdico; Parcerias


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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v1i2.139

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ISSN 2237-9983