É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança

Antonio Jacinto Mathias

Resumo


O autor estabelece uma diferença entre educação integral e educação em tempo integral. A educação integral, além de contemplar o ser humano de forma integrada e integradora, pressupõe a diversidade dos espaços educativos como conceito fundamental para o envolvimento e responsabilidade de toda a sociedade na formação das novas gerações. Mesmo distintas, a educação de tempo integral pode ser um bom caminho para atingir a educação integral. O autor destaca que o poder público, a sociedade civil organizada e a iniciativa privada têm apresentado possibilidades inovadoras para que as novas gerações aprendam “a conhecer, a fazer, a conviver, a ser”. A criação de espaços para troca de experiências entre educadores é uma importante estratégia para que haja apropriação de ideias bem sucedidas. A Fundação Itaú Social tem vivências ricas e inovadoras na ampliação de espaços educativos. Por exemplo, o Programa Educação e Participação busca concretizar a educação integral por meio do Prêmio Itaú-Unicef e do Projeto Gestores de Aprendizagem. O Prêmio Unicef estimula o trabalho de ONGs em parceria com a escola pública, desenvolvendo ações socioeducativas. O projeto Gestores de Aprendizagem tem como objetivo contribuir para a integração de ações intersetoriais com vistas à proteção e educação das crianças e adolescentes.


Palavras-chave


Educação integral; Educação em tempo integral; Políticas educacionais; Fundação Itaú Social; Prêmio Itaú-Unicef; Projeto Gestores de Aprendizagem

It takes an entire village to educate a child


Abstract


The author establishes a difference between comprehensive education and full-time education. In addition to fully and inclusively contemplating the human being, comprehensive education presupposes the diversity of educational spaces as a fundamental concept to the involvement and responsibility of all of society in educating new generations. Although different, full-time education can be a good path to achieving comprehensive education. The author points out that the government, organized civil society and the private sector have presented innovative possibilities for new generations to learn to know, to do, to live, to be." The creation of spaces to exchange experiences between educators is an important strategy for there to be appropriation of successful ideas. Fundação Itaú Social has rich and innovative experiences in expanding educational spaces. For example, the Education and Participation Program (Programa Educação e Participação) seeks to establish comprehensive education through the Itaú-Unicef Award and the Managers of Learning Project (Projeto Gestores de Aprendizagem). The Unicef Award fosters NGO work done in partnership with public schools, developing socio-educational initiatives. The Managers of Learning project is aimed at contributing to integration of inter-sector actions with a view to protecting and educating children and adolescents.


Keywords


Comprehensive education; Full-time education; Educational policies; Fundação Itaú Social; Itaú-Unicef Award; Projeto Gestores de Aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v1i2.167

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983