No meio rural, alunos, famílias e professores aprendem e ensinam

Abdalaziz de Moura

Resumo


O relato apresenta a Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (Peads) criada pelo Serviço e Tecnologia Alternativa (Serta), no agreste de Pernambuco, em 1989. A Proposta surgiu da iniciativa de um grupo que atuava com familiares agricultores imbuídos em ligar a vida da escola à vida do campo, ou seja, fazer a ponte entre a escola e a realidade rural. Em seguida, o Peads ampliou sua atuação para as redes públicas municipais de ensino de Pernambuco, Bahia e alagoas. O texto descreve quatro etapas de implementação do Programa: a professora transforma o dever de casa em pesquisa sobre a vida do lugar; a professora vai desdobrando as informações nos conteúdos de ensino; os produtos dos alunos são mostrados em eventos promovidos pela escola; ao final de cada tema, a professora orienta o processo de avaliação, no qual cada ator - professor, aluno e familia - se autoavalia e avalia os demais. O relato conclui que os resultados do Peads são gratificantes. A professora, de transmissora de saber, passa a sentir-se autora e construtora de conhecimentos e valores. As famílias se tornam parceiras na educação de seus filhos, sentindo a escola não só como um espaço de aprender, mas como uma comunidade de aprendizagem.

Palavras-chave


Educação no campo; Escola rural; Família; Comunidade; Peads; Serta

In the rural environment, students, families and teachers learn and teach


Abstract


This report discusses the Educational Proposal for Support of Sustainable Development (Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – Peads), created by Serviço e Tecnologia Alternativa (Serta), in Pernambuco's rural area in 1989. The Proposal began as an initiative by a group working with family farmers endeavoring to connect academic life to life in the field, that is, in building a bridge between school and rural reality. Next, Peads expanded its action to municipal public education systems in Pernambuco, Bahia and Alagoas. The text describes four stages for implementing the Program: the teacher turns homework into research on the life of the place; the teacher uses the information in teaching content; the products of students are shown at school-promoted events; at the end of each subject, the teacher guides the assessment process, where each actor (teacher, student and family) self-assesses and assesses the others. The report concludes that Peads has achieved gratifying results. The teacher, as a conveyor of knowledge, begins to feel like an author and builder of knowledge and values. Families become partners in educating their children, understanding the school not just as a space for learning, but as a learning community.

 

Keywords


Education in the field; Rural school; Family; Community; Peads; Serta



DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v1i2.169

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ISSN 2237-9983