Um caso de amor entre uma escola formal e uma escola de samba

Cristina Fernandes de Souza

Resumo


O relato descreve a transformação ocorrida na EMEF Comandante Garcia D´Avila, situada na Zona Norte do Município de São Paulo, tendo como base uma entrevista realizada com o diretor Waldir Romero, há 11 anos trabalhando nessa instituição. A escola foi criada em 30 de agosto de 1956 como Escola Mista do Imirim. Em 1958, foi rebatizada de II Escolas Agrupadas Imirim. Em 1 de abril de 1969, passou a ser denominada como é hoje. A EMEF apresentava índices negativos de aproveitamento escolar, alto índice de evasão, absenteísmo e repetência, quando da chegada do diretor Waldir Romero. Ao explorar o bairro do Peruche, notou-se a presença e a força que várias escolas de samba tinham na comunidade, e foi estabelecida uma parceria com outros espaços - ruas, praças e cinemas, para o desenvolvimento de atividades educativas. Ocorreu o reconhecimento de que aprendizagem acontece em muitos espaços e que o processo educativo deve levar em conta as vivências, os valores, os saberes e os fazeres da comunidade. No carnaval de 2006, os alunos participaram da criação do samba-enredo da Escola de Samba Unidos do Peruche e, juntamente com professores e funcionários, formaram uma ala com 112 participantes e desfilaram no sambódromo de São Paulo. O relato conclui que as aprendizagens são múltiplas e circulam em vários espaços. A partir do estreitamento das relações com a Escola de Samba, outras parcerias foram construídas. É uma relação simbiótica, na qual os relacionamentos se aprofundam, ampliam-se territórios e todos saem ganhando.


Palavras-chave


Educação integral; Parcerias; Comunidade; Espaços de aprendizagem; Escola de samba

A love affair between a formal school and a samba school


Abstract


This report describes the change that took place at EMEF Comandante Garcia D´Avila, located on the North side of the municipality of São Paulo, based on an interview with the principal, Waldir Romero, who has worked at this institution for 11 years. The school was opened on August 30, 1956, as Escola Mista do Imirim. In 1958, it was renamed II Escolas Agrupadas Imirim. On April 1, 1969, it was given the name it bears today. EMEF showed negative rates of school performance, a high dropout rate, absenteeism and grade repetition when Waldir Romero took over as principal. An exploration of the Peruche district shows a notable presence and influence of various samba schools in the community, establishing a partnership with other spaces – streets, public squares and movie theaters - for development of education activities. There was recognition that learning takes places in many spaces and that the educational process should consider the experiences, values, knowledge and goings on of the community. For Carnaval 2006, students participated in creating a samba theme for the Unidos do Peruche Samba School and, along with teachers and employees, they formed a parade group with 112 participants and marched at the sambadrome in São Paulo. The report concludes that there are multiple lessons that circulate in various spaces. Based on the strengthening of relations with the Samba School, other partnerships were formed. It is a symbiotic relationship, where the relationships are developed further, expanding territories, with everyone winning.


Keywords


Comprehensive education; Partnerships; Community; Learning spaces; Samba school

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v1i2.170

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ISSN 2237-9983