Escola na berlinda: Julio Groppa Aquino analisa a conjuntura educacional brasileira

Cadernos Cenpec

Resumo


Em entrevista concedida ao Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC, Julio Groppa Aquino foi questionado sobre a conjuntura educacional brasileira e, especificamente, sobre desafios que caracterizam o segundo segmento do Ensino Fundamental. O professor respondeu a um conjunto de dez perguntas, abordando aspectos da democratização do ensino, qualidade da educação, progressão continuada, relações entre formação e profissionalização. Julio Groppa Aquino também refletiu sobre os universos escolar e juvenil, as relações entre alunos adolescentes e professores e entre família e escola, as experiências educativas criativas e inovadoras e sobre um pacto pela revitalização dos afazeres escolares.


The school in the spotlight: Julio Groppa Aquino looks at the educational situation in Brazil


Abstract


In an interview given to the Center for Studies and Research in Education, Culture and Community Action (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC), Julio Groppa Aquino was asked about the educational situation in Brazil and, specifically, about the challenges that characterize the second segment of Primary School. The teacher answered a set of ten questions covering aspects of democratization of education, quality of education, continuing progression, and the relations between training and professionalization. Julio Groppa Aquino also reflected on the worlds of academics and youth, the relationships between adolescent students and teachers and between the family and school, creative and innovative educational experiences, and an agreement to revitalize school affairs.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v2i4.18

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983