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Homossexualidades e consumo na cidade de São Paulo: estratégias de jovens homossexuais masculinos moradores da periferia

Hamilton Harley Carvalho-Silva

Resumo


Este artigo expõe parte de uma pesquisa sobre jovens homossexuais na cidade de São Paulo, seus trânsitos entre o subúrbio e as zonas nobres da cidade, quando perfazem um circuito de diversão e sociabilidade. O objetivo deste texto é esboçar um panorama sobre a influência de um determinado padrão de consumo e poder econômico sobre gays moradores da periferia da cidade de São Paulo. Pretende ainda explicitar as facilidades e as dificuldades enfrentadas pelos sujeitos, nos percursos por eles realizados, bem como seus limites e estratégias, diante das tentativas de se sentirem incluídos nos círculos gays que adotam tais padrões de consumo. A investigação, de inspiração etnográfica, procurou entrevistar, bem como acompanhar o cotidiano de quatro jovens e observar os ambientes e círculos por eles frequentados. O estudo conclui que os jovens gays buscam a inclusão em meios cujos padrões de consumo são mais bem aceitos e respeitados socialmente. Um meio de “proteção” contra a homofobia. Constatou ainda que a pobreza, a origem social dos jovens são entraves a serem superados ou camuflados para que possam ser aceitos nesses círculos. Tal aceitação encontra seu limite na efemeridade dos padrões de consumo que mudam constantemente e na dificuldade mesma de “camuflar” a origem social.

Palavras-chave


Homossexualidade. Jovens homossexuais. Consumo. Identidade.

Homosexuality and consumption in the city of São Paulo: strategies of young homosexual men living in suburban areas.


Abstract


This paper discusses part of a study on young homosexuals in the city of São Paulo - their movements between the suburbs and the city’s upscale districts, when they go out to enjoy themselves and partake in social activities. The goal of this text is to outline a panorama regarding the influence of a certain standard of consumption and economic power over gays residing in the outskirts of the city of São Paulo. It also aims to explain the conveniences and hardships faced by these subjects in the movements they make, as well as their limits and strategies in light of their attempts to feel included in gay circles that adopt these standards of consumption. The investigation, inspired by ethnography, sought to interview and follow the day to day lives of four young people, observing the environments and circles that they frequented. The study concludes that young gay men seek inclusion in circles whose standards of consumption are much more accepted and respected socially. A means of “protection” against homophobia. It also found that poverty and the social background of these young men are obstacles to be overcome or obscured in order for them to be accepted in these circles. This acceptance is limited by the fleeting nature of consumption standards, which are constantly changing, and by the very difficulty of “masking” one’s social background.


Keywords


Homosexuality. Young homosexuals. Consumption. Identity.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v2i2.180

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ISSN 2237-9983