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Influências na constituição do currículo oficial na Rede Municipal de Ensino de São Paulo

Raissa de Oliveira Chappaz, Bárbara Barbosa Born

Resumo


As políticas curriculares ocupam lugar central no debate educacional. Em consequência da adoção dessas como propulsoras de mudanças pelos governos federal, estaduais e municipais, tal temática vem ganhando força na produção acadêmica brasileira. As mudanças educacionais e outros aspectos envolvidos em tais processos nas últimas décadas também têm produzido particular efeito sobre o currículo. O presente artigo problematiza quais seriam as possíveis influências em sua constituição ao investigar a política curricular do ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Tal investigação concentra-se nas formulações de políticas entre os anos 2005 e 2012, buscando evidenciar influências tais como as avaliações externas, questões político-partidárias e comerciais.

Palavras-chave


Currículo oficial. Avaliação externa e currículo. Rede municipal de ensino em São Paulo.

Influences in the constitution of São Paulo’s municipal education network official curriculum


Abstract


Curricular policies occupy a central place on the education debate. As a result of adopting these policies as propellers for change by federal, state, and municipal administration, such theme has been gaining momentum in Brazilian scholarly production. Educational changes and other aspects involved in such processes on the last decades have also generated a specific effect on curriculum. By investigating elementary education’s curricular policy in São Paulo’s municipal education network the present article weighs up which would be the possible influences on its constitution. Such investigation focuses on policies formulation between years 2005 and 2012, trying to evidence influences such as external evaluations, political-partisan and commercial issues.


Keywords


Official curriculum. External evaluation and curriculum. São Paulo’s municipal education network.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v3i2.233

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ISSN 2237-9983