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O Programa Mais Educação e a indução da educação integral: desafios para o currículo escolar

Áurea Andrezza Silva dos Santos, Ney Cristina Monteiro de Oliveira

Resumo


Este texto trata de um recorte de parte da dissertação de mestrado que manifesta a precariedade que afeta a qualidade do ensino público brasileiro. Assim, o poder público cria o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) em 2007, composto de inúmeras ações para a melhoria dessa qualidade, focando principalmente a educação básica. Dentre as ações desse plano de governo, selecionamos o Programa Mais Educação (PME), cuja meta é a retomada da educação integral nas escolas públicas brasileiras, oportunizando aos seus alunos a ampliação do tempo escolar, de espaços e de outras oportunidades educativas para atingir a formação do cidadão pleno e integral. Logo, entendemos a relevância do currículo para a implantação da concepção de educação integral e para a escola de tempo integral. 


Palavras-chave


Política educacional. Educação Integral. Programa Mais Educação. Currículo.

Programa Mais educação and the induction of full-time education: challenges for school curriculum


Abstract


This text focus on part of a master’s degree dissertation that shows the precariousness affecting the quality of Brazilian public education. The public sector, thus, creates Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) [Project for Education Development] in 2007 composed of countless actions to improve such quality, focusing mainly on elementary education. Among the initiatives of this government program we have chosen Programa Mais Educação (PME) [More Education Program], which purpose is to resume full-time education in Brazilian public schools, giving the students the opportunity of increasing the time they pass at school, the variety of spaces they frequent and other educational opportunities that will allow them to become full citizens. Therefore, we understand the importance the curriculum has in implanting the notion of full-time education and full-time school.

Keywords


Educational policy. Full-time education. Programa Mais Educação. Curriculum.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v3i2.235

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ISSN 2237-9983