
Superando a crise na teoria do currículo: uma abordagem baseada no conhecimento
Resumo
Este artigo começa por identificar o que o autor vê como a atual crise na teoria do currículo. Após uma breve história desta área, pondera-se que recentes acontecimentos levaram-na a perder seu foco – o que é ensinado e aprendido na escola – e seu papel específico nas Ciências da Educação. Deste breve relato sobre as origens e a natureza dessa “crise”, o autor informa que a teoria do currículo não deve partir do aprendiz, mas sim do direito do aluno ao conhecimento. Em seguida, desenvolve um modelo teórico para abordar o currículo com base nessa premissa, que é ilustrado pelo exemplo da diretora de uma grande escola secundária na Inglaterra, que usou estas ideias. Finalmente, examina três críticas recorrentes à abordagem curricular baseada no conhecimento e as questões levantadas por elas.
Palavras-chave
Overcoming the crisis in curriculum theory: a knowledge-based approach
Abstract
Keywords
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v3i2.238
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.
ISSN 2237-9983