Imagem para capa

Sonhos e concretudes em territórios de vulnerabilidade social latente: altruísmo na gestão escolar

Silvana Marques Pacheco

Resumo


O artigo tem por objetivo relatar prática de gestão desenvolvida em uma escola municipal na periferia de São Paulo, região de alta vulnerabilidade social. A experiência visou o envolvimento de todos os funcionários e da comunidade no processo educativo. O texto analisa a implantação de uma proposta de gestão diferenciada da tradicional, que caminha na contramão de algumas normas que, avalia-se, inviabilizam o sucesso da gestão educacional como um todo. Apresenta aspectos que retratam divergências entre escolas e comunidades. Salienta que para a consecução de um trabalho coletivo não tradicional na escola de território vulnerável é necessária uma equipe concatenada e proativa em busca de boas relações interpessoais. Busca mostrar que é possível construir, gerir e administrar a educação visando a dignidade humana das pessoas.


Palavras-chave


Gestão democrática. Protagonismo. Vulnerabilidade social.

Dreams and materialities in territories of latent social vulnerability: altruism in school administration


Abstract


The article aims at reporting a management practice developed in a municipal school on the outskirts of São Paulo, a region of high social vulnerability. The experiment aimed at including both all school servants and the local community in the educational process. This text examines the implanting of a management proposal different from the traditional one, which goes precisely against some rules that, one esteems, make the success of the education management as a whole unfeasible. It shows aspects that portray discrepancies between schools and communities. It emphasizes that in order to accomplish a non-traditional collective task in a vulnerable territory school one needs a concatenated and proactive team in pursuit of good interpersonal relationships. It tries to show that it is possible to build and manage education aiming at people’s dignity.

Keywords


Democratic management. Protagonism. Social vulnerability.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v3i2.239

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983