Imagem para capa

Entrevista com Barry MacGaw: O desenvolvimento do currículo nacional australiano

Cadernos Cenpec

Resumo


A Austrália é um país federativo que optou pela elaboração de um currículo nacional de educação básica . Em um momento em que a adoção de uma base curricular comum é uma discussão que está em pauta no Brasil, a Cadernos Cenpec realizou uma entrevista com Barry McGaw, presidente do conselho da Australian Curriculum Assessment and Reporting Authority (Acara, Autoridade em Currículo e Avaliação, em tradução livre), entidade australiana responsável pelo desenvolvimento e implementação de um currículo nacional, sistema nacional de avaliação da educação e produção de relatórios com estatísticas e análises sobre a educação australiana .
McGaw fala sobre o que balizou a decisão de adotar um currículo nacional, a forma de elaboração do documento, a concepção de currículo que baseia a proposta, as relações entre currículo e avaliação e os processos previstos para realizar a implementação do currículo.
A entrevista foi realizada em abril de 2014 e conduzida por Antônio Augusto Gomes Batista, coordenador de Desenvolvimento de Pesquisas do Cenpec, e Paula Louzano, pós-doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp).



Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v3i2.242

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983