Imagem para capa

Teoria e prática no processo de formação inicial de professores de Geografia e História

Alex Rodrigues da Silva, Poliana da Silva Almeida Santos Camargo

Resumo


Apresentar aspectos da pesquisa realizada com 40 professores de geografia e história, que atuam no ensino fundamental e médio, em escolas públicas e particulares, é o objetivo deste trabalho. A entrevista é uma atividade prática da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, com a finalidade de articular os conhecimentos produzidos na universidade com aqueles construídos na escola (AZZI; SADALLA, 2002; SISTO; OLIVEIRA; FINI, 2000). Os 40 graduandos de geografia e história entrevistaram os professores, por meio de um questionário, com o intuito de conhecer e analisar como ocorre efetivamente a atuação em suas áreas de conhecimento e quais as contribuições da psicologia para a prática docente. Com base nos dados coletados podemos inferir que o diálogo entre o graduando e o professor em exercício é fundamental para subsidiar o processo de formação inicial.

 


Palavras-chave


Formação de professores. Geografia. História. Prática pedagógica.

Theory and practice in initial education process of teachers of Geography and History


Abstract


The purpose of this document is to show aspects of a research made with 40 Geography and History teachers working at junior and senior high school, both in public and private schools. The interview is a practical activity in the Psychology of Development and Learning subject which aims at articulating knowledge produced at the university with those created at school (AZZi: SADALLA, 2002; SISTO; OLIVEIRA; FINI, 2000). Geography and History undergraduates interviewed teachers using a questionnaire, aiming at knowing and analyzing how their actuation in their knowledge areas really occurs and which are psychology’s contributions to the teaching practice. Based on collected data we can infer that dialogue between undergraduates and working teachers is essential to assist initial education process.

Keywords


Teacher education. Geography. History. Pedagogical practice.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v4i2.289

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983