Imagem para capa

Remoção de professores e desigualdades em territórios vulneráveis

Luciana Alves, Frederica Padilha, Antônio Augusto Gomes Batista, Maurício Érnica, Hamilton Harley de Carvalho-Silva

Resumo


Este artigo investiga um dos mecanismos pelos quais desigualdades socioespaciais interferem no funcionamento de escolas que se situam em territórios vulneráveis, no caso sobre a alocação de professores em escolas municipais na subprefeitura de São Miguel Paulista (SMP). Para verificar a hipótese de se em São Paulo o padrão de migração dos docentes se dá em direção a escolas de bairros menos vulneráveis e com público de maiores recursos sociais e culturais, analisamos dados dos concursos de remoção de 2006 a 2011 de professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, disponíveis no Diário Oficial da Cidade de São Paulo. Os resultados apontam que as escolas de entorno menos vulnerável e que concentram alunos com maiores recursos atraem professores que ocupam as melhores posições na carreira. As escolas de perfil oposto recebem os docentes com menores classificações nos concursos.


Palavras-chave


Remoção de professores. Vulnerabilidade social. Território.

Teachers’ transfer and inequalities in vulnerable areas


Abstract


The article investigates one of the mechanisms by which socio-spatial inequalities interfere with schools operating in vulnerable areas, in this case concerning teacher allocation in municipal schools in the district of São Miguel Paulista (SMP), São Paulo. In order to verify the supposition that teachers as a rule migrate to schools in less vulnerable neighborhoods at which students have more social and cultural resources, we have analysed data of transfer applications from 2006 to 2011 for teachers working in Elementary School first years, available in the City of São Paulo official newspaper. Results show that schools located in less vulnerable areas and concentrating more resourceful students attract teachers who have achieved better positions in their career. Schools with opposite characteristics get less successful teachers.


Keywords


Teachers’s transfer. Social vulnerability. Area.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v4i2.292

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983