Imagem para capa

A importância da formação docente

Linda Darling-Hammond

Resumo


A despeito das persistentes críticas à formação docente, o peso de evidências substanciais indica que professores mais preparados para ensinar são mais bem-sucedidos e confiantes com os alunos do que aqueles que estudaram pouco ou quase nada para se tornarem professores. Dados recentes também indicam que as reformas na formação docente, que criaram programas mais estreitamente integrados com uma extensa preparação prática, entrelaçados com cursos sobre ensino e aprendizagem, produzem professores que são mais eficazes e que têm maior probabilidade de entrar na carreira e de permanecer nela. Uma contribuição importante da formação docente é que ela desenvolve as habilidades dos professores para examinar o ensino sob a perspectiva dos alunos, que trazem diferentes experiências e referências à sala de aula.

Palavras-chave


Formação de professores. Reforma educacional. Profissionalização docente.

How teacher education matters


Abstract


Despite longstanding criticisms of teacher education, the weight of substantial evidence indicates that teachers who have had more preparation for teaching are more confident and successful with students than those who have had little or none. Recent evidence also indicates that reforms of teacher education creating more tightly integrated programs with extended clinical preparation interwoven with coursework on learning and teaching produce teachers who are both more effective and more likely to enter and stay in teaching. An important contribution of teacher education is its development of teachers’ abilities to examine teaching from the perspective of learners who bring diverse experiences and frames of reference to the classroom.


Keywords


Teacher education. Educational reform. Teacher professionalization.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v4i2.303

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN 2237-9983