Educação intercultural no Brasil: entre o conservadorismo e transformações radicais
Resumo
Este artigo procura analisar o surgimento da educação intercultural no sistema educacional brasileiro. Primeiro, sintetizamos o debate internacional no campo da educação intercultural. Em segundo lugar, buscamos traçar o desenvolvimento das relações interétnicas no Brasil. Descreve-se o pesado legado de escravidão e colonização. Em seguida, o artigo trata das medidas legislativas recentemente aprovadas com o propósito de incentivar a inclusão da diversidade cultural na educação. Finalmente, o texto foca nas abordagens interculturais presentes na formação e no exercício profissional dos professores. O exemplo brasileiro é interessantepois se caracteriza tanto pelo conservadorismo contínuo que impede a legitimidade intercultural nas escolas quanto, ao mesmo tempo, por um profundo debate sobre identidades culturais e a necessidade de levar todas as desigualdades históricas em consideração.
Palavras-chave
Intercultural education in Brazil: between conservatism and radical transformations
Abstract
Keywords
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v5i1.323
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.
ISSN 2237-9983