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Educação intercultural no Brasil: entre o conservadorismo e transformações radicais

Abdeljalil Akkari

Resumo


Este artigo procura analisar o surgimento da educação intercultural no sistema educacional brasileiro. Primeiro, sintetizamos o debate internacional no campo da educação intercultural. Em segundo lugar, buscamos traçar o desenvolvimento das relações interétnicas no Brasil. Descreve-se o pesado legado de escravidão e colonização. Em seguida, o artigo trata das medidas legislativas recentemente aprovadas com o propósito de incentivar a inclusão da diversidade cultural na educação. Finalmente, o texto foca nas abordagens interculturais presentes na formação e no exercício profissional dos professores. O exemplo brasileiro é interessantepois se caracteriza tanto pelo conservadorismo contínuo que impede a legitimidade intercultural nas escolas quanto, ao mesmo tempo, por um profundo debate sobre identidades culturais e a necessidade de levar todas as desigualdades históricas em consideração.


Palavras-chave


Educação intercultural. Relações étnicas. Desigualdades. Currículo.

Intercultural education in Brazil: between conservatism and radical transformations


Abstract


This article attempts to analyse the emergence of intercultural education in the Brazilian educational system. First, we summarize the debate on international convergence in intercultural education. Second, we try to trace the development of interethnic relations in Brazil. The heavy legacy of slavery and colonization will be described. Then, the article addresses recently approved legislative measures to encourage the inclusion of cultural diversity in education. Finally, the text focuses on intercultural approaches in the training and work of teachers. The Brazilian example is interesting because it is characterized by both ongoing conservatism preventing intercultural legitimacy in schools but, at the same time, a profound debate about cultural identities and the need to take all historical inequalities into account.

Keywords


Intercultural education. Ethnic relations. Inequalities. Curriculum.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v5i1.323

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ISSN 2237-9983