Imagem para capa

Ensinar e aprender Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental

Maria José Nóbrega

Resumo


Este artigo compartilha a análise dos documentos curriculares de Língua Portuguesa de seis estados (AC, AL, MT, PR, PE, SP). Inicialmente, traça os fundamentos teóricos que sustentam os documentos curriculares, em seguida discute as implicações de assumir o texto como unidade de ensino (recorrente nos seis documentos) e o tratamento dado aos gêneros textuais, e, por fim, faz considerações a respeito das práticas de linguagem que estruturam a organização dos conteúdos: a oralidade, a de leitura, a produção de textos e a análise linguística. As reflexões são permeadas pelo diálogo com O texto na sala de aula – obra emblemática da renovação do ensino de Língua Portuguesa – e com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), que ajudam na busca de respostas para a seguinte pergunta: Quais mudanças são notáveis no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa nos últimos 30 anos?

Palavras-chave


Currículo. Língua Portuguesa. Ensino.

Teaching and Learning Portuguese in the Later Years of Primary Education


Abstract


This article presents an analysis of curricular documents of the discipline of Portuguese in six Brazilian states (AC, AL, MT, PR, PE, and SP). Initially, it outlines the theoretical foundations that underpin the curricular documents, and then discusses the implications of establishing the text as the teaching unit (which is recurring in the six documents) and the way of treating genres; finally, it reflects about the language practices that set the organization of the contents: orality, reading, text production, and linguistic analysis. The reflections are pervaded by a dialogue with O texto na sala de aula [The text in the classroom] – a book that is emblematic of the renovation of Portuguese teaching – and the National Curriculum Parameters (1998), both of which can help us find answers to this question: What changes are noticeable in the teaching and learning of Portuguese in the last 30 years?

Keywords


Curriculum, Portuguese, teaching.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v5i2.338

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983