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Análises dos currículos estaduais de Educação Física: inconsistências e incoerências percebidas

Marcos Garcia Neira

Resumo


Na tentativa de formar o sujeito que reconstruirá a sociedade, as redes estaduais elaboraram propostas curriculares com o intuito de orientar a ação pedagógica dos seus docentes. Em se tratando de um componente específico, a importância de tal iniciativa se faz acompanhar da necessidade de identificar as concepções que influenciam esses documentos e quais conhecimentos são considerados válidos. Com esse intuito, analisamos os currículos de Educação Física do Acre, Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco e São Paulo, mediante o confronto com a teorização curricular do componente. Os resultados indicam que alguns eEstados permanecem atrelados às tendências tradicionais do currículo, enquanto outros adotam um posicionamento crítico para o trabalho com as práticas corporais na escola. Inconsistências e incoerências teórico-metodológicas ainda são percebidas na maioria dos casos.   


Palavras-chave


Educação Física., Currículo., Cultura.

An Analysis of Physical Education State Curricula: Inconsistencies and Incoherencies Found


Abstract


In an attempt to educate the individuals that will rebuild society, the Brazilian state educational systems have designed curriculum proposals to guide the educational activities of their teachers. For each discipline, the importance of such proposals is accompanied by the need to identify the concepts that influence these documents and the knowledge that is considered valid. To that end, we analyze the curricula of physical education in the states of Acre, Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco and Sao Paulo by examining the curricular theorization for this particular discipline. Results indicate that some of these states remain tied to traditional curriculum trends, while others adopt a critical position to work with bodily practices at school. Theoretical and methodological inconsistencies and incoherencies can still be found in most cases.

Keywords


Physical education, curriculum, culture.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v5i2.340

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ISSN 2237-9983