
Análises dos currículos estaduais de Educação Física: inconsistências e incoerências percebidas
Resumo
Na tentativa de formar o sujeito que reconstruirá a sociedade, as redes estaduais elaboraram propostas curriculares com o intuito de orientar a ação pedagógica dos seus docentes. Em se tratando de um componente específico, a importância de tal iniciativa se faz acompanhar da necessidade de identificar as concepções que influenciam esses documentos e quais conhecimentos são considerados válidos. Com esse intuito, analisamos os currículos de Educação Física do Acre, Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco e São Paulo, mediante o confronto com a teorização curricular do componente. Os resultados indicam que alguns eEstados permanecem atrelados às tendências tradicionais do currículo, enquanto outros adotam um posicionamento crítico para o trabalho com as práticas corporais na escola. Inconsistências e incoerências teórico-metodológicas ainda são percebidas na maioria dos casos.
Palavras-chave
An Analysis of Physical Education State Curricula: Inconsistencies and Incoherencies Found
Abstract
Keywords
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v5i2.340
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ISSN 2237-9983