Educação em tempo integral: contribuições oriundas das pesquisas de pós-graduação
Resumo
A proposta deste artigo é apresentar o panorama das pesquisas oriundas da pós-graduação stricto sensu que investigam a educação em tempo integral (ETI) e seu currículo. A análise de oito pesquisas selecionadas na base de dados do Banco de Teses da Capes e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações revelou que: a) o contexto da realização está distante do contexto da formulação, no que se refere às finalidades da ETI presentes nos documentos oficiais; b) a implantação apresentou problemas a serem superados, sendo que alguns deles se repetem em diferentes localidades; e c) ainda não há uma visão clara sobre o currículo da escola de tempo integral.
Palavras-chave
Full-Time Education: Contributions from Graduate Studies
Abstract
This article aims to present an overview of graduate studies on full-time education (FTE) and its curriculum. Our analysis of eight studies selected from the data base Banco de Teses da Capes and of Biblioteca Digital Brasileira de Teses showed that: a) the realization context is far from the formulation context, considering what official documents set forth as goals of FTE; b) FTE implementation presented problems, some of which appear in various schools and regions; c) there is still no clear conception about the curriculum of the full-time school.
Keywords
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v6i1.349
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ISSN 2237-9983