Imagem para capa

Políticas para o ensino médio: o caso de quatro estados

Antônio Augusto Gomes Batista, Paula Reis Kasmisrki, Joana Buarque de Gusmão, Sofia Lerche Vieira, Eloísa Maia Vidal, Hivy Damasio Araújo Mello

Resumo


O artigo analisa as políticas de ensino médio implementadas no Ceará e em Goiás, Pernambuco e São Paulo, assim como suas consequências para a melhoria dos indicadores educacionais e para a ampliação ou redução de desigualdades escolares e sociais. Para isso, apreende o modelo que sustenta essas políticas, organizado por pressupostos do gerencialismo e articulado em torno da criação de sistemas de avaliação e de políticas de responsabilização; do investimento na produção e disseminação de documentos curriculares com maior grau de prescrição e detalhamento; do acompanhamento ou monitoramento do trabalho pedagógico das escolas; de um investimento menor no recrutamento e na formação de docentes, e, por fim, de uma diversificação da oferta, em períodos integral e parcial (diurno e noturno). A análise mostra, entre outros resultados, que a diversificação da oferta tende a favorecer a influência de desigualdades sociais, transformando–as em desigualdades escolares.

  


Palavras-chave


Política educacional. Ensino médio. Desigualdade escolar.

Secondary education policies and social and school inequalities: the cases of Ceará, Goiás, Pernambuco and São Paulo


Abstract


This article analyzes secondary education policies implemented in the Brazilian states of Ceará, Goiás, Pernambuco and São Paulo, as well as their consequences on the improvement of educational indicators and on the increase or reduction of educational and social inequalities. To that end, it describes the model that founds these policies, which is organized by presuppositions of managerialism and articulated around the following: the creation of assessment and accountability policy systems; investment in the production and dissemination of curricular documents with a greater measure of prescription and detail; monitoring of pedagogical work in schools; a smaller investment in recruiting and training teachers; and, finally, a diversification of the offer in full and part-time systems (day school and night school). The analysis shows, among other findings, that offer diversification tends to favor the influence of social inequalities, turning them into school inequalities.

Keywords


Educational policy. Secondary education. School inequality.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v6i2.359

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983