
Políticas para o ensino médio: o caso de quatro estados
Resumo
O artigo analisa as políticas de ensino médio implementadas no Ceará e em Goiás, Pernambuco e São Paulo, assim como suas consequências para a melhoria dos indicadores educacionais e para a ampliação ou redução de desigualdades escolares e sociais. Para isso, apreende o modelo que sustenta essas políticas, organizado por pressupostos do gerencialismo e articulado em torno da criação de sistemas de avaliação e de políticas de responsabilização; do investimento na produção e disseminação de documentos curriculares com maior grau de prescrição e detalhamento; do acompanhamento ou monitoramento do trabalho pedagógico das escolas; de um investimento menor no recrutamento e na formação de docentes, e, por fim, de uma diversificação da oferta, em períodos integral e parcial (diurno e noturno). A análise mostra, entre outros resultados, que a diversificação da oferta tende a favorecer a influência de desigualdades sociais, transformando–as em desigualdades escolares.
Palavras-chave
Secondary education policies and social and school inequalities: the cases of Ceará, Goiás, Pernambuco and São Paulo
Abstract
Keywords
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v6i2.359
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ISSN 2237-9983