Imagem para capa

Desempenho de escolas de ensino médio em territórios vulneráveis

Eliana Maria França Carneiro, Maria Teresa Lousa da Fonseca

Resumo


Este artigo discute os resultados de avaliações externas de 24 escolas estaduais de ensino médio situadas em territórios vulneráveis de três tipos de municípios: regiões metropolitanas, cidades médias e municípios de alta ruralidade. As escolas – dos estados do Ceará, Goiás, Pernambuco e São Paulo – apresentam resultados superiores a outras do mesmo território nas avaliações estaduais e nacionais. O objetivo foi compreender como essas escolas e seus atores respondem aos desafios e oportunidades dados pelas condições dos territórios (compreendidos a partir dos tipos de municípios) e pelas políticas educacionais.


Palavras-chave


Territórios vulneráveis. Ensino médio. Desempenho pedagógico.

Performance of secondary schools in vulnerable areas


Abstract


This article discusses the results of external assessments for 24 state secondary schools situated in vulnerable areas in three types of municipalities: metropolitan areas, medium cities, and highly rural municipalities. The schools – in the states of Ceará, Goiás, Pernambuco and São Paulo – show higher performance rates than others in the same areas for state and national assessments. Our goal was to understand how these schools and their actors respond to the challenges and opportunities given by the conditions in their areas (considered according with the types of municipality) and by educational policies.


Keywords


Vulnerable areas. Secondary education. Pedagogical performance

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v6i2.366

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983