Imagem para capa

Ensino médio: uma escola de qualidade para todos e para cada um?

Ruy Mello Neto, Hugo Augusto Medeiros, Maria Helena Lira, Fernanda Maria Mello, Fábio Paiva, Flávia Manuella de Oliveira

Resumo


 O objetivo deste artigo é discutir a tipologia escolar e a diversidade de oferta do ensino médio, tendo em vista a relação entre a política pública de oferta escolar e as inequidades educacionais, a partir da análise comparada entre as políticas públicas federais e estaduais dos estados do Ceará, Goiás, Pernambuco e São Paulo. Para tanto, realizamos uma análise quantitativa e qualitativa, com base nas normas das políticas públicas para o ensino médio, dos indicadores educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e entrevistas realizadas com educadores dos estados citados. Conclui-se que, de maneira geral, existe forte correlação entre a oferta escolar, a situação de vulnerabilidade social e as escolhas dos jovens, de acordo com o tipo de ensino médio oferecido (propedêutico e profissional), a tipologia escolar (diferentes jornadas escolares) e as distinções entre os turnos diurno e noturno.

 


Palavras-chave


Ensino médio. Tipologia escolar. Inequidades educacionais. Diversidade de oferta.

Secondary education: a quality education for each and every student?


Abstract


The goal of this article is to discuss the school typology and the diversity of education offer in secondary education, considering the relationship between public policies for education offer and educational inequalities, based on a comparative analysis between federal and state policies in the states of Ceará, Goiás, Pernambuco and São Paulo. To that end, we conducted a quantitative and qualitative analysis of the norms of public policies on secondary education, educational indicators collected from the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (Inep), and interviews conducted with educators in the four states above. We found that, in general, there is a strong correlation between education offer, social vulnerability situations, and youths’ choices, according with the type of secondary education offer (propaedeutic and vocational), school typology (different school hours), and the distinctions between day school and night school. 


Keywords


Secondary education. School typology. Educational inequalities. Diversity of education offer.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v6i2.367

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983