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Centralização e padronização dos currículos: posições e tomadas de posição

Antônio Augusto Gomes Batista, Rosário Silvana Genta Lugli, Vanda Mendes Ribeiro

Resumo


Este trabalho, de natureza exploratória, tem por objeto a construção do espaço das tomadas de posição e argumentos sobre o debate a respeito do processo de centralização e padronização curricular no país, por meio de uma Base Nacional Curricular Comum. Tem também por objetivo examinar as relações entre as tomadas de posição e argumentos e a posição social dos indivíduos entrevistados - agentes que participam do debate público sobre o tema, porém atuando em diferentes campos do mundo social. Assim construído, o objeto de pesquisa se insere no quadro da sociologia de inspiração bourdieusiana, de modo central em sua teorização sobre os campos sociais. Para realização da investigação, foram efetuadas entrevistas com 103 nomes que em geral participam do debate educacional (academia, sociedade civil, educação básica, sindicatos, gestão pública), de todas as regiões do país, entrevistados, com base num roteiro semiestruturado, entre o final de 2013 e início de 2014. A análise permitiu que fossem construídas as tomadas de posição, relacionadas a algumas das posições sociais dos indivíduos, especialmente a posição em seu campo e em relação às esferas de decisão política.

Palavras-chave

Currículo. Base Nacional Comum Curricular. Política educacional.

 

Curriculum centralization and standardization: positions and position-takings

Abstract

The object of this exploratory study is the construction of the space of position-takings and arguments about the debate on the process of curriculum centralization and standardization in the country, through a National Common Basis. It aims, moreover, to examine the relationships between positiontakings and arguments, on the one hand, the social position of the individuals interviewed, who participate in the public debate on the subject, yet working in different fields of the social world. Thus, we situated the object of research in a sociological framework inspired by Bourdieu, mainly regarding his theory about social fields. For this study, we conducted interviews with 103 persons who generally participate in the educational debate (universities, civil society, primary education, unions, public management) in all regions of the country, using a semi-structured interview script, from late 2013 to early 2014. The analysis allowed constructing the position-takings related to some of the individuals’ social positions, particularly their position both in their field and in relation to political decision-making spheres.

Keywords

Curriculum. National Common Basis. Educational policy.



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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v7i1.380

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ISSN 2237-9983