Editorial
Resumo
Educação matemática é o tema do especial deste número da Cadernos Cenpec. A aprendizagem da matemática é um grande desafio para o país: na edição da Prova Brasil de 2015, apenas 39% dos alunos aprenderam o adequado na competência de resolução de problemas no 5º ano e 14% no 9º ano. Os artigos aqui reunidos lançam luzes sobre o ensino dessa disciplina: englobam levantamentos de pesquisas produzidas na área, propostas para o currículo escolar, pesquisas com foco em professores e equipe pedagógica e formação inicial e continuada de educadores. No primeiro artigo, “Colaboração: uma ação para legitimar as pesquisas da própria prática de professores de matemática”, Patrícia Sandalo Pereira, Edinalva Teixeira da Cruz Sakai e Kely Fabrícia Pereira Nogueira analisam as dissertações e teses centradas no professor que ensina matemática produzidas entre 2001 e 2016 no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu das áreas de Educação e Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As autoras traçaram uma síntese da estrutura teórico-metodológica que sustenta as pesquisas que se baseiam na prática do próprio pesquisador e na colaboração como uma das ações para a legitimação do processo investigativo. Elas indicam que, apesar de o termo “própria prática” estar presente nas pesquisas, ainda são poucas as produções nas quais as ações para a legitimação do processo configuram-se como colaboração.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v8i1.386
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ISSN 2237-9983