Imagem para capa

Colaboração: uma ação para legitimar as pesquisas da própria prática de professores de matemática

Patrícia Sandalo Pereira, Edinalva Teixeira da Cruz Sakai, Kely Fabrícia Pereira Nogueira

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar uma síntese da estrutura teórico-metodológica que sustenta as dissertações e as teses produzidas entre 2001 e 2016, envolvendo a pesquisa da própria prática, e que possuem a colaboração como uma das ações para a legitimação do processo investigativo. O caminhar metodológico possui características da pesquisa colaborativa, com o subsídio dos estudos bibliográficos. A análise dos dados revelou que, embora o termo “própria prática” esteja presente nas pesquisas, ainda são poucas as produções nas quais as ações para a legitimação do processo configuram-se como colaboração.

Palavras-chave

Educação matemática. Pesquisa da própria prática. Colaboração.

 

Collaboration: An Action to Legitimize Research by Mathematics Teachers on Their Own Practice

Abstract

This article aims to summarize the theoretical and methodological framework of dissertations and theses produced between 2001 and 2016 which involve research of own practice and include collaboration as one of the actions that legitimize the investigation process. Our methodological approach has characteristics of collaborative research and relies on of bibliographic studies. By analyzing data, we found that although the term “own practice” appears in research, few studies actually use collaboration as an action to legitimize the process.

Keywords

Mathematics education. Own practice research. Collaboration.

 

Colaboración: una acción para legitimar las investigaciones de la propia práctica de los profesores de matemáticas

Resumen

Este artículo tiene como objetivo presentar una síntesis de la estructura teórico-metodológica que fundamenta las disertaciones y las tesis producidas entre 2001 y 2016, relacionadas con la investigación de la propia práctica, en las cuales la colaboración se constituye como una de las acciones para legitimar el proceso investigativo. El caminar metodológico tiene características de la investigación colaborativa, con el auxilio de los estudios bibliográficos. El análisis de los datos reveló que, aunque el término «propia práctica» esté presente en las investigaciones, aún hay pocas producciones en las que las acciones para legitimar el proceso se configuren como colaboración.

Palabras clave

Educación matemática. Investigación de la propia práctica. Colaboración.



Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v8i1.387

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983