Imagem para capa

Uso de jogos matemáticos como proposta pedagógica num contexto de formação intercultural para professores indígenas

Keli Cristina Conti, Nayara Katherine Duarte Pinto, Danielle Alves Martins

Resumo


Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de descrever a utilização do jogo Trinca-Espinhas e a criação do jogo Cabo de Guerra Numérico. Essas atividades foram desenvolvidas em um curso de formação de professores indígenas de uma universidade federal e fizeram parte de um projeto de pesquisa intitulado Contribuições do Laboratório de Ensino de Matemática para a formação inicial do professor que ensina matemática. As descrições dos jogos foram realizadas a partir de alguns momentos que analisamos serem produtivos durante as aulas na universidade e no território indígena. Nesse sentido, consideramos que essas atividades oportunizaram momentos de aprendizagem a partir de uma abordagem criativa, lúdica e divertida. Além disso, acreditamos que as reflexões produzidas aqui poderão contribuir para a formação de professores e futuros professores de matemática.

Palavras-chave

Educação matemática. Jogos. Uso do computador. Formação inicial de professores. Educação indígena.

 

Using Mathematical Games as a Pedagogical Proposal in a Context of Intercultural Education for Indigenous Teachers

Abstracts

The goal of the present paper is to describe the use of the TrincaEspinhas game, as well as the creation of the ‘Numerical Tug of War’. These activities were developed in a training course for indigenous teachers at a federal university and were part of a research project titled Contribuições do Laboratório de Ensino de Matemática para a formação inicial do professor que ensina matemática [Contributions of the Mathematics Teaching Laboratory to Initial Education for Teachers who Teach Mathematics]. Our description of the games focused on points that we considered productive during the classes at the university and in an indigenous territory. Therefore, we consider that these activities provided participants with learning opportunities through a creative, playful and fun approach. In addition, we believe that the reflections presented here may contribute to the education of teachers and future mathematics teachers of mathematics.

Keywords

Mathematics education. Games. Computer use. Initial teacher education. Indigenous education.

 

Uso de juegos matemáticos como propuesta pedagógica en un contexto de formación intercultural para profesores indígenas

Resumen

El presente trabajo se desarrolló con el objetivo de describir la utilización del juego «Trinca-Espinhas» y la creación del juego «Cabo de Guerra Numérico». Estas actividades se desarrollaron en un curso de formación de profesores indígenas de una universidad federal de Brasil y fueron parte de un proyecto de investigación titulado Contribuições do Laboratório de Ensino de Matemática para a formação inicial do professor que ensina matemática [Contribuciones del Laboratorio de Enseñanza de Matemáticas para la formación inicial del profesor que enseña matemáticas]. Las descripciones de los juegos se realizaron a partir de algunos momentos que, según nuestro análisis, fueron productivos durante las clases en la universidad y en el territorio indígena. En este sentido, consideramos que tales actividades propiciaron momentos de aprendizaje a partir de un enfoque creativo, lúdico y divertido. Además, creemos que las reflexiones aquí realizadas podrán contribuir a la formación de profesores y futuros profesores de matemáticas.

Palabras clave

Educación matemática. Juegos. Uso de la computadora. Formación inicial de profesores. Educación indígena.



Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v8i1.394

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983