Imagem para capa

Os negros e as diferenças no mercado de trabalho da região metropolitana de São Paulo: considerações sobre o nível de escolaridade dos ocupados

Leila Luiza Gonzaga

Resumo


A desigualdade racial tem sua origem no funcionamento da economia de plantação do período colonial e ainda pode ser percebida no mercado de trabalho atual. Na Região Metropolitana de São Paulo, as informações da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) mostram que a taxa de desemprego dos negros, de 19,2% em 2018, é tradicionalmente mais elevada do que a dos não negros. Sua inserção ocupacional costuma ocorrer em postos com qualificação e rendimentos mais baixos do que os dos não negros. Apesar do importante aumento do nível de escolaridade, a proporção de ocupados negros com nível superior é equivalente a menos da metade da participação dos não negros e os diferenciais por raça/cor dos rendimentos de quem possui esse nível de ensino são os maiores.

Palavras-chave


Desigualdade racial; Mercado de trabalho; Taxa de desemprego; Nível de escolaridade; Ocupação

Blacks and the differences in labor market in São Paulo metropolitan area: reflections on employees’ level of education


Abstract


Racial inequality has its origin in the plantation economy in the colonial era, and still can be seen in contemporary labor market. Data from Research on Employment and Unemployment (Pesquisa de Emprego e Desemprego – PED) show that unemployment rate among Blacks, reaching 19,2% in 2018, is traditionally higher than non-Blacks’. Their occupational insertion takes place mostly in lower-qualified and lower-paid jobs than nonBlacks’. Despite a significant increase in education level, higher-educated Blacks employees correspond to less than half of their non-Black counterparts, and income differences by race/color of those with this level of education are the highest.

key words

Desigualdad racial. Mercado de trabajo. Tasa de desempleo. Nivel de escolaridad. Ocupación

 

Los negros y las diferencias en el mercado de trabajo de la región metropolitana de São Paulo: consideraciones sobre el nivel de escolaridad de los ocupados

La desigualdad racial tiene su origen en el funcionamiento de la economía de plantación del período colonial y aún puede ser percibida en el mercado de trabajo actual. En la región Metropolitana de São Paulo, las informaciones de la Pesquisa de Empleo y Desempleo (PED) muestran que la tasa de desempleo de los negros, de 19,2% en 2018, es tradicionalmente más elevada que la de los no negros. Su inserción ocupacional suele ocurrir en plazas cuya calificación y los rendimientos son más bajos que aquellos de los no negros. A pesar del importante aumento del nivel de escolaridad, la proporción de ocupados negros con formación superior equivale a menos de la mitad de la participación de los no negros y los diferenciales por raza/color de los rendimientos de quien posee ese nivel de enseñanza son mayores.

palabras clave

Desigualdad racial. Mercado de trabajo. Tasa de desempleo. Nivel de escolaridad. Ocupación


Keywords


Desigualdad racial. Mercado de trabajo. Tasa de desempleo. Nivel de escolaridad. Ocupación

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v9i1.451

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983