Cultura e educação na sociedade contemporânea

Ana Regina Carrara, Maria do Carmo Brant de Carvalho, Thais Lima

Resumo


Vivemos numa sociedade marcada por avanços tecnológicos que possibilitaram uma nova dinâmica nos fluxos de informação e na velocidade de sua produção, mas concomitantemente marcada por desigualdades sociais e econômicas que, juntamente com outros fatores, têm resultado na criação de uma forma específica de desigualdade: aquela que hierarquiza diferentes culturas e/ou limita o acesso aos bens culturais existentes. Esse último aspecto chama em particular nossa atenção. Dados do Ministério da Cultura demonstram que o acesso da população aos bens culturais é muito baixo, revelando um desconhecimento em relação à produção artística existente no Brasil, mesmo num contexto em que a proliferação da informação é indiscutível. Tendo em vista esses dados, este ensaio coloca em pauta a questão da educação e da cultura na sociedade da informação. Argumentamos que, ao se propiciarem situações de aprendizagem que levem em conta o patrimônio cultural, criam-se possibilidades de contato com formas diferenciadas de se relacionar com o mundo, favorecendo-se a valorização da diversidade cultural existente e ampliando-se o acesso às manifestações e práticas culturais, aprendizagens cuja construção sinaliza o enfrentamento das desigualdades de acesso à cultura, assim como de suas hierarquizações.

Palavras-chave


Educação; Cultura; Diversidade cultural; Desigualdades de acesso à cultura; Democratização da cultura

Culture and education in the contemporary society


Abstract


We live in a society marked by technological advances that permitted new dynamics in information flows and in the speed of their production, but simultaneously marked by social and economic unbalances that, added to other factors, have resulted in the creation of a specific form of inequality: the one that hierarchizes different cultures and/or limits the access to the existing cultural goods. This last aspect particularly calls our attention. Data from the Ministry of Culture demonstrate that people’s level of access to cultural goods is very low, disclosing an unawareness in relation to the artistic production existing in Brazil, even in a context in which the proliferation of information cannot be denied. In view of such data, this essay puts on the agenda the issue of education and culture in information society. We claim that, when one provides learning situations that take into consideration the cultural assets, possibilities are created for contact with distinct ways of relating with the world, benefitting from the valuation of the existing cultural diversity and expanding the access to the cultural manifestations and practices, learning the construction of which signals the fight to the inequality of access to culture, as well as its hierarchization.

Keywords


Education. Culture. Cultural diversity. Inequalities of acces to culture. Democratization of culture.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v5i7.59

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983